quinta-feira, 8 de julho de 2010

Eike Batista x ICMBio, estaleiro próximo de sair

Quase todos já sabem ou pelo menos já ouviram algum comentário acerca da pretensão do homem mais rico do País. Para quem ainda não sabe, Eike Batista pretende implantar uma mega estrutura para a construção de plataformas e navios para exploração da camada pré-sal.

Até o último dia 07 de Julho o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estava negando a licença ambiental para a implantação do estaleiro. Porém a partir de agora o ICMBio deixa de coordenar esse caso e tudo passará a ser analisado por Brasilia.

O Ministério do Meio Ambiente espera concluir dentro de duas semanas uma avaliação sobre os impactos ambientais da instalação do estaleiro OSX em Biguaçu. Em reunião com o governador Leonel Pavan, representantes da empresa e parlamentares do Estado, a ministra Izabella Teixeira anunciou ontem a criação de um grupo de trabalho para estudar o projeto.

O Planalto vai assumir as negociações que estavam emperradas em SC. Com seu gabinete lotado por catarinenses, Izabella prometeu realizar, na segunda-feira, um encontro de todos os órgãos ambientais envolvidos na análise da licença ambiental.

Por duas ocasiões, a unidade regional do Instituto Chico Mendes emitiu parecer contrário às obras de construção do estaleiro. Mesmo com essas ressalvas, o governo do Estado pode conceder a licença, ainda que sob pena de questionamentos futuros do Ministério Público Federal.

Após 90 minutos de conversa com a ministra, Pavan saiu otimista do gabinete. Para o governador, a construção do estaleiro irá dinamizar a região metropolitana de Florianópolis. A OSX pretende investir R$ 2,5 bilhões em Biguaçu, gerando cerca de 4 mil empregos.

Diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX – holding que controla a OSX –, Paulo Monteiro reafirmou à ministra a preferência pela instalação do estaleiro em Santa Catarina. Mas não descarta transferir o empreendimento para outros estados. A empresa inclusive iniciou tratativas com o governo do Rio de Janeiro.

Fonte :Portal Floripa Amanhã

"Guia Naval, aqui se constrói uma amizade".

Um comentário:

  1. Se o estaleiro OSX for transferido para outro estado qual será a estratégia para o escoamento de fosfato que será explorado pela empresa de Eike Batista nas proximidades de Rancho Queimado?
    Não seria mais fácil convencer as opiniões da população e orgãos ambientais para a abertura de um estaleiro, para depois com a infra extrutura montada, canal norte da ilha de Santa Catarina dragado, etc agregar um porto para escoamento de minério?

    ResponderExcluir