sábado, 31 de julho de 2010

O Maior e mais rápido catamaram do mundo



O Condor expresso é operado por Condor Balsa na rota entre Poole, na costa de Dorset de Inglaterra e de Guernsey/Jersey. É uma de um número de balsas de carro que foram construídas na jarda de Incat em

Hobart, Tasmânia.


PROJETO


Condor expresso tem um comprimento de 86.26m, O feixe da quilha é 4.33m e a profundidade do ponto médio é 6.75m. Tem um esboço de 3.50m e uma capacidade de combustível de 61.000 litros. Nas experimentações, a embarcação alcançou 48,70 nós durante ininterruptos 5min.


As quilhas gêmeas são construídas da classe 5383H116 marinha com as extrusões da liga 6082 T6. Cada uma das qulhas gêmeas é dividida em oito compartimentos à prova d'água (o forepeak, três compartimentos vagos, tanque de armazenamento de longo alcance do combustível, dois tanques de combustível 15,250-litros junto com um tanque adicional para o óleo lubrificante e o combustível do gerador). Atrás dos tanques, posicionados dentro das quilas, estão o quarto de motor principal e o quarto do waterjet.


A balsa tem também um sistema de controle marítimo da dinâmica do passeio instalado com as abas ativas transom-montadas d

a guarnição à ré. A embarcação é mais longa do que projetos precedentes, tendo por resultado uma melhoria significativa na qualidade do passeio. O comprimento total do catamaran foi aumentado 5m em relação as embarcações precedentes da classe. Entretanto, o comprimento real do waterlineé aumentado por 15 %. Isto resulta em uma melhoria notável em acelerações em curvas cortando a água do mar e proporcionando alturas de onda significativas de até 4m.


FACILIDADES


Os veículos são acomodados na plataforma principal da garagem em duas plataformas superiores localizadas logo a frente. Isto permite o Condor expresso um melhor arranjo do carregamento e da descarga. Estes três níveis fornecem a capacidade para até 200 carros. A parte traseira da plataforma pode acomodar até quatro ônibus no lugar de 24 carros.

Há dois níveis do passageiro com o nível maior da plataforma principal e as rampas que fornecem o acesso dos passageiros das plataformas de veículos. A capacidade total de passageiros é 776. As facilidades dos passageiros incluem a cafeteria, uma grande loja, facilidades infantis e área de jogo das crianças. No projeto interior há duas abóbadas grandes situadas acima do atrium central.


PROPULSÃO


O Condor expresso é impulsionado por quatro motores diesel de 20-cilindrosRuston RK270, produzidos para alcançar 7,080kW. Força. Cada um dos trens da movimentação incorpora uma caixa de engrenagens da redução de RenkASL60. Dirigindo, invertendo e vetorizando a pressão dos bocais do waterjetque são realizados por um sistema de controle do jato chamado Lipstronic, que forneçe também um sistema de piloto automático. O consumo de combustível é 212g/kWh ou 0.21l por milha em condições de carga total viajando a 4 nós. Dois geradores da lagarta 230kW estão situados em cada quilha para fornecer a potência elétrica. Isto alimenta os switchboards principais independentes que são associados para fornecer uma fonte trifásica e a distribuição da C. A. 415/240V.


Condor expresso tem um comprimento de 86.26m, e largura de 26m.


Fonte : Portal Nauticurso


"Guia Naval, aqui se constrói uma amizade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário