- CARGUEIRO (Cargo Ship) , o mesmo que Navio de Carga.
- CATAMARÃ (Catamaran) , embarcação caracterizada por possuir dois cascos inteiramente distintos até o convés principal, o qual é comum a ambos e serve para uni-los.
- VELEIRO, embarcação movida a força do vento.
- CHATA (Barge) , embarcação com ou sem propulsão própria, com fundo chato, destinada ao transporte de granéis líquidos ou secos. Quando sem propulsão seu movimento é provido por um Rebocador ou Empurrador.
- CONTRA TORPEDEIRO (Destroyer) , navio de combate de alta velocidade, grande mobilidade, tamanho moderado, pequena autonomia e proteção estrutural nula, cujo armamento principal é normalmente constituído de torpedos.
- CORVETA (Corvette), navio de combate de 500 a 1.100 toneladas de deslocamento, boa mobilidade e velocidade moderada, destinada à patrulha anti-submarina, podendo fazer escolta de comboios em substituição ao Contra Torpedeiro-Escolta.
- CRUZADOR (Cruiser), navio de combate de tamanho médio, grande velocidade, proteção moderada, grande raio de ação, boa mobilidade e armamento de calibre médio e tiro rápido, destinado a efetuar explorações, coberturas, escolta de comboios (contra ataques de superfície), guerra.
- DRAGA (Dredger) ,embarcação apropriada para retirar material do fundo, em águas pouco profundas. Normalmente utilizada no interior ou na proximidade dos portos para aumentar a profundidade dos canais de acesso ou das bacias de evolução.
- EMPURRADOR (Pusher Tug) , pequeno navio de grande robustez e alta potência, dispondo de uma proa de forma e construção especiais, destinado a empurrar uma Barcaça ou conjunto de Barcaças, que formam um comboio. Cf. Rebocador.
- FRAGATA (Frigate), navio de combate de emprego semelhante ao do Contra Torpedeiro sendo, porém, de maior porte e, normalmente, dotado com mísseis entre as suas armas.
- GRANELEIRO (Bulk Carrier) , o mesmo que Navio Graneleiro.
- GUARDA-COSTA (Coast Defense Ship), embarcação dotada de alta velocidade e grande mobilidade, destinada a patrulhar águas costeiras.
- NAVIO DE CARGA (Cargo Ship) , navio mercante destinado exclusiva ou principalmente ao transporte de mercadorias e cargas, podendo transportar, no máximo 12 passageiros. Cf. Navio Misto.
- NAVIO CARVOEIRO (Coaler), navio apropriado, ou simplesmente usado, para transportar carvão a granel. O mesmo que Carvoeiro.
- NAVIO DE COMBATE (Warship), navio de guerra destinado a executar missões de combate.
- NAVIO-ESCOLA (Training Ship), navio destinado a prover treinamento a futuros tripulantes de navios de guerra ou mercantes.
- NAVIO PESQUEIRO (Fishing Vessel), navio especialmente aparelhado para a pesca em alto mar, podendo ou não ser dotado de câmara frigorífica para conservação do pescado. O mesmo que Navio de Pesca e Pesqueiro.
- NAVIO PETROLEIRO (Oil Tanker), navio de construção especial adequado ao transporte de petróleo bruto ou refinado. O mesmo que Petroleiro.
- NAVIO-TANQUE (Tanker) , navio de construção especial, adequada ao transporte de carga líquida, que pode ser petróleo bruto, óleo combustível, gasolina, vinho, óleo comestível, etc.
- REBOCADOR (Tug, Tugboat) , pequeno navio de grande robustez, alta potência de máquina e boa mobilidade, destinado a rebocar outras embarcações.
- SUBMARINO (Submarine), navio de guerra destinado a operar submerso.
- TRANSATLÂNTICO , navio de passageiro de grande porte e sofisticado. Pondendo atuar no próprio país ou interligando outros.
- NAVIO PORTA-CONTÊINER, navio porta-contêiner – Navio para transporte de cargas em contêineres. Pode ser um full container, ou seja, transportar somente carga em containers, ou misto, transportando granéis em seus porões.
- Dentre outros;
Estas são as principais embarcações que podem ser citadas e também facilmente encontradas no Brasil.
"Guia Naval, aqui se constrói uma amizade".
Nossa q legal ! Tédio !
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